PAIS REPRESENTANTES DE TURMA

Pais Representantes de Turma – Questões Importantes

Quantas vezes se reúne o Conselho de Turma (CT)?      

O conselho de turma reúne-se 2 vezes por ano, a primeira no início do ano letivo e a segunda vez normalmente em Fevereiro (inicio do 2º período).

 

Quantos pais fazem parte do CT ?

Dois, sendo iguais em direitos e deveres e devendo comparecer ambos nas reuniões do CT. Os representantes de turma devem criar mecanismos para uma comunicação eficaz com os restantes pais e encarregados de educação (EE) os alunos e a associação de pais.

 

O que é o Conselho de turma e para que serve?

É aqui que se assegura a organização, o acompanhamento e a avaliação das atividades a desenvolver com os alunos entre a escola e as famílias.

Pressupõem a elaboração de uma plano de trabalho que deve integrar as estratégias de diferenciação pedagógica e a adequação curricular para o contexto da turma, destinada a promover a aprendizagem e a articulação escola família.

Os pais e encarregados de educação podem e devem contribuir com as suas sugestões para a elaboração deste plano de trabalho. Compete aos seus 2 representantes aqui eleitos articular com todos os pais as diversas sugestões e apresenta-las no CT.

 

Quais são as atribuições dos Conselhos de Turma?

  1. Analisar a situação da turma e identificar características específicas dos alunos a ter em conta no processo de ensino e aprendizagem;
  2. Planificar o desenvolvimento das atividades a realizar com os alunos em contexto de sala de aula;
  3. Identificar diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a articulação com os serviços técnico-pedagógicos e o docente de educação especial, em ordem à sua superação;
  4. Assegurar a adequação do currículo às características específicas dos alunos, estabelecendo prioridades, níveis de aprofundamento e sequências adequadas;
  5. Adotar estratégias de diferenciação pedagógica que favoreçam as aprendizagens dos alunos;
  6. Conceber e delinear atividades em complemento ao currículo proposto;
  7. Preparar informação adequada, a disponibilizar aos pais e EE, relativa ao processo de aprendizagem e avaliação dos alunos.
  8. Nos termos do artº 55º do DL nº75/2008, o conselho de turma elabora o seu próprio regimento nos primeiros 30 dias do seu mandato, definindo as regras de organização e de funcionamento.

 

Quais as competências do Diretor de Turma:

  1. Assegurar a articulação entre os professores da turma e com os alunos, pais e EE;
  2. Promover a comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos;
  3. Coordenar o plano de trabalho da turma, em colaboração com os docentes da turma, e a adequação de atividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno;
  4. Articular as atividades da turma com os pais e encarregados de educação promovendo a sua participação;
  5. Autorizar o acesso ao processo individual do aluno avaliando da pertinência do respetivo pedido de consulta. Esta deverá ser feita na presença do diretor de turma ou, na sua ausência, junto com o coordenador de diretores de turma ou de um elemento da direção;
  6. Coordenar o processo de avaliação dos alunos garantindo o seu carácter globalizante e integrador;
  7. Acompanhar o aluno na sequência da aplicação de medida educativa disciplinar;
  8. Apresentar à direção um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido.
Esperamos que este pequeno documento ajude a uma clarificação de todos os pais dos direitos e deveres dos futuros Pais Representantes de Turma.

A associação de pais pretende desde ajudar os futuros Pais Representantes de Turma, pelo que anexamos uma folha para recolha dos contactos dos Encarregados de Educação (EE) que deve ser entregue à saída ao membro da associação de pais que posteriormente fará chegar via email aos dois Pais Representantes de Turma.